Google

5 dicas para se organizar para o UBA XXI e começar bem o semestre na UBA

por

A maioria dos estudantes que se matriculam na UBA começam pelo UBA XXI. Os motivos são diversos, seja porque perdeu o período das inscrições para o CBC presencial ou porque o UBA XXI permite ter muito mais flexibilidade para cursar a matéria, enfim, não importa. O fato é que o dia de começar a cursada a maioria dos alunos ficam “boiando” sem saber por onde começar!

Talvez você já começou o UBA XXI, já está até mesmo indo nas aulas, mas sente que ainda não entendeu bem como funciona isso e está achando difícil compreender a matéria. Então Calma… Isso é normal já que é muito diferente do sistema de ensino no Brasil.

 No início, saber se organizar para cursar o UBA XXI talvez seja mais importante do que o próprio estudo ou ir nas aulas! (Acredite se quiser ;) )

 Talvez você pense que já esta organizado, você já sabe até os dias de aula e o lugar onde ir!

Bom, isso não é suficiente para se organizar e começar bem o semestre.

 Caso não saiba como funciona ou  o que é  exatamente o  UBA XXI, clique aqui!

Vamos ver agora 5 dicas para você se organizar para o UBA XXI e começar bem o semestre

 

1.  Conheça bem o Campus Virtual e use-o.

A primeira dica é conhecer bem o Campus Virtual. Esse campus esta pensado para facilitar sua vida, para te orientar e te ajudar. Muitos entram no campus dão uma olhada, imprimem uma coisa ou outra mais não utilizam o campus corretamente.

Como o campus vai te ajudar tanto a se organizar corretamente?

O campus virtual do UBA XXI fornece 5  itens indispensáveis para se organizar e elaborar uma boa estratégia de estudo para começar bem o semestre.

Os cinco itens são: 

  • Hoja de ruta;
  • Cronograma;
  • Programa da matéria;
  • Materiais de estudo obrigatório;
  • Calendário de tutorias.

2.  Entenda a relação entre estes 5 itens (mencionados acima).

Entre no campus, escolha a matéria que você esta cursando, clique na aba “Punto de Referencia”. Neste local se encontram os 5 itens, imprima-os se possível ou salve-os em seu computador.

Imprima: a hoja de ruta, cronograma, programa da matéria, materiais de leitura obrigatória, calendário das tutorias de cada matéria que esta cursando, separe em pastas diferentes e não misture.

Entender como estão relacionados esses 5 itens pode determinar se você aprovará ou não as matérias (acredite se quiser). Muitos alunos por não entender a relação desses 5 itens, estudam de forma equivocada, leem páginas desnecessárias, e não tiram aproveitamento dos recursos que lhe ajudariam (perdem tempo).

 

2.1 – Verifique o itens que diz: “materiales de estudio obligatório“, anote os nomes dos materiais  e vá até  Pte. J. E. Uriburu 950 (sede do UBA XXI) ao lado da faculdade de medicina e compre todos os livros e textos que estão listados nessa folha. 
( Faça isso com todas as matérias).

As próximas dicas vão te ajudar a entender a relação entre os 5 itens.

 

3.  Aprenda usar a “Hoja de ruta”.

A “hoja de ruta” é FUNDAMENTAL para sua organização, porquê?

Porque ela esta organizada por semanas, por unidade e por conteúdo a ser estudado.

Se você está perdido e não sabe o que deveria estar estudando a hoja de ruta informará extamente o que você deve estudar durante aquela semana, quais textos você deve ler, quais audios você deve ouvir e quais exercicios você deve realizar.

Se você seguir essa “rota” você está no caminho certo, porque você acha que e o documento se chama: “folha de rota” (traduzido para o português)? Essa é sua rota, é o caminho que você deve seguir durante sua cursad no UBA XXI.

Modelo de “hoja de ruta” (IPC2013)

4. Siga o “Cronograma” da matéria.

O cronograma vai te dizer qual unidade será estudada na sala de aula durante a semana “x”.
O “cronograma da matéria” esta dividido por tutorias (aulas) e por semana.
Você deve aprender usar a “hoja de ruta” e o “cronograma” juntos.

Exemplo:
A matéria de IPC ( Introdução ao Pensamento Científico) terá 3 (três)semanas de tutorias (aulas) antes da 1º prova. Durante essas três semanas  o que você vai estudar na sala de aula?

Modelo de “cronograma” (IPC2013)

  • Unidad 1     18/3 al 30/3 – do dia 18 ao dia 30/3 você verá somente a unidade 1
  • Unidad 2     03/4 al 13/4 –  do dia 03/4 ao 13/4 você verá somente a unidade 2
  • Unidad 3     15/4 al 20/4
  • Repaso        22/4 al 27/4

Primer Parcial Jueves 2 de mayo – Nesse dia você veria o parcial –  :)

Sabendo a unidade que esta sendo estudada naquela semana, você irá verificar na “hoja de ruta” o que você deve ler, estudar, resolver naquela semana.

É simples, mas muita gente, não faz isso. Muitos o que fazem é começar a ler os livros, leem capitulos atrás de capitulos, pensando que estão indo bem porque já lerão bastante. Chegam na aula sem saber ao certo o que o prof. vai falar,  e quando o professor começa a explicar se dão conta de que leram muita coisa que não necessitava e o que é realmente importante não absorverão porque lerão muito conteúdo de uma vez!

5. Estude o conteúdo ANTES e depois de ir na tutoria.

Com o calendário de tutorias  e o cronograma na mão, você verá que dia e hora são a aula de IPC (seguindo o exemplo).

Modelo de “tutorias” (IPC2014) * Somente para exemplo

É importante entender que entre os dias 18 ao dia 30/3 (como no exemplo) todas as tutorias de IPC serão abordados os tópicos da  unidade 1, assim que se você for em mais de 1 tutoria por semana você verá os mesmos topicos.

A dica para se organizar é:  Leia o material de estudo obrigtório, analise o programa da matéria, resolva os exercicios propostos ANTES da tutoría, NÃO espere aprender na TUTORIA. Se você conseguir ler TODO o material proposto na hoja de ruta antes da tutoría, você poderá acompanhar muito melhor a matéria, depois da tutoria, volte a leer o material da semana, você verá que você irá absorver muito mais o conteúdo. 

Recapitulando

-  Conheça bem o Campus Virtual e imprima os cinco itens fundamentais para se organizar: hoja de ruta, cronograma, programa da matéria, materiais de estudo obrigatório, os dias das tutorías.

- Compre todos livros e materias necessários para seus estudo e entenda a relação dos 5 itens de organização.

- Aprenda usar a “Hoja de ruta”, cronograma e o calendario de tutoria em conjunto para programar seu estudo.

-  Estude todo o material indicado na “hoja de ruta” , ANTES da tutoría e depois da tutoria, assim você terá uam grande absorção da matéria.

DICA DE OURO: Cumpra o cronograma, não tenha pressa de terminar uma unidade e passar para outra, leia várias vezes a mesma unidade, ouça os mp3, veja videos, se aprofunde na unidade que esta sendo estudada durante aquela semana, respeite o cronograma, leia e resolva TUDO que a “hoja de ruta” indica, assim você estará MUITO BEM ORGANIZADO E COMEÇARÁ BEM O SEMESTRE.

O que você achou das dicas? Se te ajudou comente!  

E-book Medicina na Argentina

Se você gostou desse post, se te ajudou, deixe seu comentário aqui!

Queremos saber o que você achou do post! :)

 

 

 

Diretora e consultora de intercâmbio na empresa Flez Intercâmbio Educacional com Argentina. Professora e Licenciada em Teologia, especializada em adaptação transcultural. Já ajudou a muitos jovens brasileiros a realizar o sonho de estudar medicina na Argentina.

6 Comments to 5 dicas para se organizar para o UBA XXI e começar bem o semestre na UBA

Se você gostou desse post, deixe seu comentário aqui

  1. Usei todoas essas dicas, me ajudou muito a entender o UBAXXI e a me organizar, consegui aprovar 5 matérias pelo UBAXXI ! :) Muito Feliz!

  2. Hugo Arruda dos Vinhos

    Estão de PARABÉNS, ótimas dicas, bons conteúdos, fácil entendimento, excelente praticidade e sobretudo muito objetivo. As dicas são fundamentais e estão bem colocadas, é o que pessoas recém chegadas precisam saber. Muito Obrigado.