Google

Conheça as 2 melhores faculdades públicas de medicina da Argentina

por

O sistema universitário argentino não possui vestibular, buscando oferecer uma educação superior de qualidade e gratuita para todos os jovens sem qualquer competição por vagas. E o melhor é que o sistema é válido não apenas para argentinos, mas aceita estudantes de qualquer outro país.

Assim, você também pode realizar o sonho de se tornar médico e se formar em uma universidade pública sem ter que se preocupar com todo o estresse do vestibular! Quer descobrir quais as melhores faculdadespúblicas de medicina na Argentina? É só conferir o nosso post!

Universidade de Buenos Aires (UBA)

A UBA é considerada a melhor universidade da Argentina, estando presente também na lista das 10 melhores universidades da América Latina. Só para se ter uma ideia, já saíram da UBA 5 prêmios Nobel e 8 presidentes da Argentina, além de personalidades famosas internacionalmente como o Che Guevara.

A UBA fica em Buenos Aires e conta com inscrições anuais gratuitas, por volta de outubro e novembro.

O Curso de medicina da UBA segue a metodologia tradicional e tem duração de 7 anos, com um total de 7948 horas – 748 horas a mais do que os cursos brasileiros.  A estrutura do curso é bem parecida com a brasileira, sendo dividido em 4 fases:

Ciclo Básico Comum: 320 horas

Curso biomédico: 1866 horas

Curso clínico: 3622 horas

Internato rotatório: 2140 horas

O curso de ingresso é o grande diferencial. Como na Argentina não tem vestibular, as universidades contam com um curso de nivelamento, com conteúdos intermediários entre o ensino médio e o superior. Na UBA, o Ciclo Básico Comúm dura 8 meses e conta com disciplinas de introdução ao pensamento científico, introdução ao conhecimento da sociedade e do estado, biologia, matemática, física e química. Assim, o Curso biomédico é que equivaleria ao ciclo básico brasileiro, com as disciplinas de anatomia, farmacologia, histologia, etc.

Uma nova modalidade de entrada, no entanto, é através do UBA XXI. O UBA XXI conta com as mesmas matérias do Ciclo Básico Comum mas à distância. Os cursos são feitos onlines e apenas as avaliações são presenciais.

Quer saber mais sobre o CBC – Ciclo Básico Comúm? Assista nosso video!

Universidade Nacional de Rosário (UNR)

Outra grande universidade pública da Argentina, a UNR também conta com inscrições anuais (outubro e novembro) gratuitas e está localizada na província de Rosário, bem próxima à Buenos Aires, mas com um custo de vida mais baixo. Em 2009, a Faculdade de Ciências Médicas da UNR recebeu o “Prêmio global de excelência em educação para a saúde”.

Na UNR, o curso de medicina dura 6 anos e segue o método PBL (Problem Based Learning). O curso de ingresso, chamado de Módulo de Inclusão Universitária, dura apenas 3 meses e é feito em dezembro, fevereiro e março, com o curso de medicina começando logo em seguida. As disciplinas do módulo de inclusão ocorrem por meio de debates sobre organizações de saúde pelo mundo, direitos humanos, direito à saúde, sistemas de saúde e uma avaliação com perguntas à respeito das discussões.

Uma vez concluído o Módulo de Inclusão Universitária, o aluno está automaticamente matriculado na Universidade e pode começar o curso de medicina propriamente dito. O restante do curso, que tem uma carga horária de 5711 horas, é dividido da seguinte forma:

Promoção da saúde: 72 semanas

Prevenção da doença: 36 semanas

Diagnóstico, tratamento e recuperação: 72 semanas

Prática final: 1728 horas

Saiba mais sobre a Universidad Nacional de Rosario, clique aqui!

E aí, o que achou dessas universidades? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente e não deixe de conferir as outras postagens do blog!

22 Comments to Conheça as 2 melhores faculdades públicas de medicina da Argentina

Se você gostou desse post, deixe seu comentário aqui

  1. Glauber marcus

    Tenho grande interesse em ingressar na universade do rosario no curso de medicina, porém verificou que o processo de ingresso são em etapas e que já começou desde o mês de dezembro. Assim, gostaria de saber se há alguma possibilidade ainda de ingressar nessa turma de 2016. Obrigado!

  2. Luiz Felipe Borges Coutinho

    Ola, amei esse post, sounatural de COLATINA-ES, mas moro em JAGUARE-ES, estou prestesa ir para a argentina cursar medicina quais documentos nescessarios para ingressar no curso.? e quais documentos de escoa para levar.?

    • Olá, Luiz!

      Meu nome é Alécio e estou aqui para assessorá-lo nesta importante etapa de sua vida. Para que você possa ingressar em uma universidade argentina temos que cumprir alguns tramites legais em Brasília(DF) e em Buenos Aires(AR). Estamos aqui justamente para assessorá-lo neste processo. Está é nossa função! Dispomos de uma equipe de profissionais que cuidará de toda a burocracia necessária. Podemos providenciar para que você comece a estudar no próximo semestre! Acesse http://flezintercambios.com.br/pacotes.php e conheça nossos pacotes de assessoramento disponíveis. Estamos à sua disposição!

      • GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇOES SOBRE O CURSO DE MEDICIN NA UBA OU OUTA UNIVERSIDADE GRATUITA, E DIFICIL CONSEGUIR VAGA? MORO NO BRASIL, E ESTOU QUERENDO MATRICULAR MEU FILHO, EXISTE ALGUM AUXILIO NORADIA? GOSTARIA DE CONCRETIZAR A MATRICULA DELE ESTE ANO 2016. E POSSIVEL?

  3. vitor correia lima de aquino

    estou estuando a possibilidade de ir morar na argentina e cursar medicina. com duvidas entre a UBA e a UNR. Pretendo ir ainda esse ano, mas ainda não achei nada que me ajude muito informando o inicio das inscrições. estou em duvida sobre quando deve ser enviado a documentação para as faculdades.
    peço, por gentileza, que me informem se ainda estou a tempo de manda-los e as datas.

    obrigado desde já e se possivel mandasse a resposta para o email.

  4. Maria Eduarda

    Olá, sou brasileira, moro em Porto Alegre, gostaria de saber se depois de formada em medicina meu certificado vale no Brasil também ou só na Argentina?

  5. Olar meu sonho é estuda medicina pesquizei bastante na internete sobre facudade na argentina e vi a uba que fala que é muito bom mais tem a prova cbc pra entrar ne. sera que eu consiguo passar no cbc ? é muito dificil ? muita gente dise que é um complicado. eu gostaria de mas infomação sobre quando eu poderia inicia, obrigada joana

  6. Boa tarde, preciso de informações para ingresso da minha filha nas faculdades federais da Argentina Buenos Aires, já pesquisei e tem a UBA e a de Rosario.
    Que documentos são necessários?
    Valor pacote?
    Documentação?
    O que inclui?
    Hospedagem?
    Transfer?
    Fico no urgente aguardo do retorno
    Obrigada
    (48)9160-9448 também é WhatsApp

  7. Boa noite.

    Gostaria de ter um pouco mais de informações em questão da inscrição, de quando vai abrir e como é feito. Eu
    quero começar em 2017, teria como?

    Desde já, muito obrigada.