Google

REVALIDA – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

por

O que é o REVALIDA?

O REVALIDA é um Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras, instituído pela Portaria nº 278/2011.

Porque o REVALIDA foi criado?

Antes do REVALIDA, para revalidar um diploma médico emitido no exterior, se avaliava somente o  aspecto documental e deixando em dúvida se realmente o médico formado no exterior havia adquirido os conhecimentos, habilidades e as competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para comprovar se o médico formado no exterior está apto para exercer a profissão no Brasil se cria um novo sistema de revalidação de diploma médico, o REVALIDA.

Como Funciona?

Algumas Universidades se aderiram ao programa e possuem a permissão para aplicar o exame.

Os portadores de diplomas de Medicina expedidos por universidades estrangeiras serão inscritos junto a uma das universidades convenentes, onde entregarão a documentação exigida para fins de revalidação e realizará o exame de revalidação.

Quais são as etapas do REVALIDA?

Os graduados em Medicina inscritos serão submetidos ao processo de avaliação que é dividido duas etapas:

PRIMEIRA ETAPA - Avaliação escrita: elaborada e aplicada sob a coordenação do INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, segundo diretrizes descritas na Matriz;

A aprovação na avaliação escrita, segundo o estabelecimento de padrões definidos (nota de corte) é requerida para a passagem à segunda etapa.

SEGUNDA ETAPA –  Avaliação de habilidades clínicas, estruturada em 10 (dez) estações, elaborada e aplicada sob a coordenação do INEP, segundo diretrizes descritas na Matriz.

Resultado

O resultado da avaliação de cada candidato será comunicado à universidade e a mesma procederá à revalidação de diploma dos candidatos aprovados.

 Para uma análise detalhada veja a publicação da portaria  nº 278/2011.

Veja também: Matriz de Correspondência Curricular

Site oficial do INEP

Entre em contato com a Flez Intercâmbios e descubra mais:

Comece a estudar medicina na Argentina.

E-book Medicina na Argentina

Se você gostou desse post, se te ajudou, deixe seu comentário aqui!

Queremos saber o que você achou do post! :)

Diretora e consultora de intercâmbio na empresa Flez Intercâmbio Educacional com Argentina. Professora e Licenciada em Teologia, especializada em adaptação transcultural. Já ajudou a muitos jovens brasileiros a realizar o sonho de estudar medicina na Argentina.

82 Comments to REVALIDA – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

Se você gostou desse post, deixe seu comentário aqui

  1. geovanio goncalves

    ola, gostei dos post, agora qual e a minha garantia que estudarei em uma dessas universidades? pq vcs iram cobrar um valor pelo trabalho, como seria a forma de pagamento? ex. vamos supor que contrate o trabalho de vcs, como seria a forma de pagamento?

    • Quem bom que você gostou Geovanio, ao realizar sua matrícula na universidade sua vaga é garantida, não existe competição por vagas, ou seja, não existe vestibular, aqui só depende de você. Te enviaremos mais informações sobres custos e pagamentos por e-mail! :) Obrigado por comentar!

  2. Gostei muito post. Mas ficou uma dúvida como me ingressar na Universidade?e como seria mudar para outro pais totalmente desconhecido!!! Tem República na Universidade?

    • Olá Guillherme, que bom que você gostou.Podemos te ajudar a ingressar na universidade e te ajudar com tudo que você precisa para mudar para outro país. Sim tem república na Argentina. Veja nosso post> . Acho que pode te ajudar a entender mais como funcional.

  3. ANTONIO CARLOS SANCTIS

    Dessas faculdades argentinas , qual a que possue melhor estatística de desempenho dos alunos no exame de REVALIDA ? quantas pessoas em media anualmente conseguem essa autorização para pratica de medicina vindas da Argentina ? As faculdades pagas tem custo em Real fixo por 12 meses ou variam ?

    • Os Alunos formados na UBA, Rosário, Barcelo, Morón e UAI geralmente são os que possuem melhor desempenho no REVALIDA. Nenhuma tem valor fixo em reais. Mas geralmente não aumentam as mensalidades durante o ano. Somente no final de cada ano(geralmente).

      Quem iniciar agora o curso de medicina não vai necessitar fazer o REVALIDA, pois, o MERCOSUR já resolveu que os estudantes formados nas universidades com alto grau de qualidade não precisarão fazer o REVALIDA, isso irá funcionar dentro de 2 anos. Espero ter ajudado :)

      • Olá, Boa Noite!

        Gostei das informações, mas ficou uma dúvida, li que o Mercosul assinará um compromisso no qual não será necessário o REVALIDA? OU seja, concluindo o curso na Argentina, eu posso voltar e trabalhar?

        Grata pela atenção,
        Aline

      • Ola!
        Estou muito interessada em entrar na UBA,ou em outra faculdade de excelencia.
        Tenho 19 anos, terminei o ensino médio há 2 anos e desde entao faço cursinho preparatorio.Porem,no brasil nao está nada fácil a aprovacao.
        Gostaria de saber como é o ingresso,e as papeladas que necessitamos fazer.
        E sobre o revalida… como que está funcionando ? Há possibilidade da revalidacao automatica ou há chance de acabar o acordo ?
        Desde ja agradeco e aguardo resposta
        beijos

  4. zildene catelani

    Boa tarde, gostaria de ajuda para estudar nesta universidade. Desejo ingressar no proximo semestre. Voces cuidam da documentacao. Quanto custa esses servicos.

  5. Edinalva Mota

    Gostaria de saber como funciona a acessória de vcs! Estou dificuldade de acesso para minha filha em uma universidade da argente que seja boa e com mensalidade mais acessível, bem como mais próxima Paraná cidade de Umuarama!

    • Olá Edinalva

      Ja enviamos um mail com as informaçoes ao respeito da acessória da Flez Intercambios, das Universidades e custos.

      Até mais…

  6. Boa noite,gostaria de saber se quem esta começando o curso de medicina este ano em santo tomé na argentina não será necessario fazer o Revalida…para poder trabalhar no brasil.

    • Olá Cristina

      Provavelmente não será necessário, até que você termine a carreira estará a revalidação automática.

      Até mais…

  7. Tenho duas filhas, uma ja terminou o encino medio e a outra termina esse ano ambas sao dedicadas e estudiosas, mesmo assim temos aqui no Brasil muita dificuldade de entrar, gostaria de saber qual a universidade melhor para elas que teram no proximo ano 17 e 18 anos. Apartamento, pensão ou quitinete que seja perto da universidade, qual o mes para começarmos entrar em contato para os tremites necessario. Outra coisa que me preocupa é se realmente é validado aqui no Brasil. Quero saber todas as informaçoes e custo para as duas. Agradeço

    • Olá Juliana

      as matriculas já estão abertas para março de 2016. Você pode iniciar os tramites agora, e a Flez te orienta em todo processo.
      Quanto ao revalida, foi aprovada uma lei de revalição automática, no caso delas ao começar a carreira agora, para quando ela termine essa lei já estará funcionando.
      Enviaremos mais informações ao teu e-mail.

  8. Sonia Aparecida Carretero

    Bom dia Leticia. Gostaria de saber como entrar na UBA? E o que tenho medo é do revalida. Me ajude por favor a minha dúvida.
    Obrigada
    Sonia

    • Olá Sonia

      Boa Tarde, as matriculas já estao abertas para agosto de 2015 e março de 2016 na UBA, o ingresso na carreira é direto. O ingresso na UBA é através do CBC – Ciclo Básico Comum. O CBC é o 1º ano de todas as carreiras, e cada carreira tem um CBC com matérias diferente.

      É importante entender que o CBC não é um curso de ingresso!O CBC faz parte da carreira e conta como hora de estudo no histórico! veja o nosso post sobre faculdade na argetina. quanto ao revalida foi aprovada em maio duas leis para revalidação automática.

  9. Ubianny Willa

    Bom dia, gostaria muito de cursar medicina, gostaria de saber o custo real, sobre estadia, e também sobre o idioma, posso ir sem saber falar a lingua de vocês?
    Obrigada!

    • Olá Ubianny tudo bem?

      Já estamos com as inscrições abertas para medicina em agosto de 2015 e março de 2016, acesse o nosso post sobre faculdade de medicina na Argentina e sobre o custo de vida, quanto ao idioma seria bueno que você chegue pelo menos dois meses antes de começar a faculdade para estar familiarizada com o idioma. .

      até mais

  10. Olá!

    Não entendi como fazem para revalidar através do INEP, pois o mesmo exige 7200 horas aulas. O que me preocupa é que muitas universidade da argentna não atingem tal carga horária.

    Att.

    • OI Aron

      as Universidades que não atingem a carga horária você terá que fazer seminários e matérias extracurriculares para completar a cargar horaria.

  11. Queria saber quanto eu pagaria pra estudar em uma dessas faculdades q n precisa do revalida e em qual delas eu teria um custo mais barato mensalmente

    • Olá Weverton

      Boa Tarde, o revalida é uma prova que se faz no Brasil para exercer a profissão, foram aprovadas duas leis da revalidação automatica. A UNiversidade de Morón é particular e esta localizada a 1h da capital federal, não é uma das mais baratas, porém o baixo custo de vida na cidade de Morón compensa bastante os gastos.
      veja o nosso post e se quiser saber sobre o custo de vida na argentina te recomendamos

      obrigado pelo seu comentário.

      Ate mais…

  12. Olá, gostaria de saber quais faculdades terão ingresso no segundo semestre desse ano, e independente do preço, qual seria considerada a melhor faculdade se tratando de qualidade de ensino e semelhança a carga horária das faculdades brasileiras. Obrigada.

  13. Olá , qual a faculdade de melhor ensino e maior estatística de formados brasileiros para eu entrar , e que também não precisará posteriormente do revalida … UBA ou Barceló?

    • Olá Miguel

      A melhor em questão de ensino de horas e a UBA (publica) e a Austral (particular), mais em todas tem que fazer o processo de reconhecimento do curso quando finalizar a carreira. A Barceló 6200h e particular e tem muitos brasileiros estudando e uma opção boa também

      Até mais…

  14. Samanta Luzia de Oliveira

    Olá,
    Gostaria de saber se pelo fato de eu me formar em uma dessas universidades Argentinas permanecendo por 6 anos eu não poderia ficar nesse país exercendo minha profissão, ou seja, eu sou obrigada a voltar para o Brasil após me formar?
    Caso eu tenha que voltar só poderei exercer a profissão no meu país após realizar o REVALIDA?

    • Olá Samanta

      Boa tarde, sim há esta possibilidade, dentro de nosso pacote de assessoramento, oferecemos o visto permanente, pois com ele o estudante estrangeiro não terá nenhum tipo de problema para estudar, trabalhar e viver na Argentina.
      Foi aprovada uma lei que está em processo de implementação de revalidação automática, para quando você se forme, essa lei já estará em funcionamento.

      Até logo.

  15. Bom, preciosas informações, lindo trabalho, parabéns.
    Gostaria de fazer medicina em uma excelente universidade na argentina, gostaria de saber como funciona o trabalho de vcs, custos de universidade, moradia, comida, tenho família, como funciona universidade gratuita na argentina, o que vcs podem estar me ajudando e quanto custa o trabalho de vcs?

    • Olá Julio Cezar
      Bom Dia, muito obrigado pelo teu comentário, bom saber que nosso trabalho está ajudando.
      Estamos enviando todas as informações ao teu e-mail.

      Uma vez mais. Obrigado.

      Até Mais.

  16. Gleison Cirino

    Boa tarde

    Gostaria de saber se, devido a carga horária menor da Universidad del Rosário, há dificuldade em revalidar o diploma no Brasil. Também gostaria de receber seus orçamentos para acessoria. Ficarei no aguardo.

    • Olá Gleison
      Bom Dia, com respeito a carga horária da unr você pode fazer matérias extracurriculares para alcançar a carga horaria exigida no Brasil.
      Já enviamos um e-mail com todas as informações.

      Até Mais.

    • Olá Lu

      Boa tarde, tudo bem? já estamos com matriculas abertas para ingresso em março de 2016 na uba.
      a faculdade privada que é mais economica, com alta qualidade de ensino e muito procurada por brasileiros e muito frequentada é a Hector Barcelo, o ingresso janeiro de 2016.

      Até Mais.

  17. Maria Thereza

    Olá Letícia,

    Estou muito interessada em ir para Argentina cursar medicina na UNR, gostaria de saber por onde começo, se já posso fazer a matrícula para o próximo ano letivo, ou espero mais um pouco. Li em outros posts que as aulas começam em março, mas que em dezembro, fevereiro e março tem alguns encontros do MIU, queria saber como funciona estes encontros. Eu ainda não conheço a Argentina nem falo Espanhol, esses três meses que antecedem é para aprendermos a língua, ou já faz parte de uma ” introdução ” ao curso. Agora uma pergunta particular, você é evangélica Letícia?
    Desde já agradeço, fica com Deus.
    Abraços.

    • Olá Maria Thereza
      Boa tarde, tudo bem? sim já estamos com matriculas abertas para ingresso em dezembro de 2015.
      o método de ingresso é através do MIu modulo de inclusão universitária, onde são realizados 12 encontros, uma duração de três meses, inicio agora em dezembro de 2015, o método de ensino é o PBL, baseado na resolução de problemas, o ensino é muito bom, recebeu um premio recentemente um reconhecimento internacional pela qualidade do ensino e investigações realizadas, a duração da carreira na unr é de 6 anos, você tem que participar das aulas durante os encontros e o professor vai designar o hospital disponível e a quantidade de horas, ficam dois ou três alunos com um doutor, tem que ser feito um trabalho de observação e entregar ao professor, não tem caráter eliminatório esse trabalho, durante a carreira o estágio é o mesmo jeito, cada ano tem uma quantidade de aulas praticas que tem que ser feito, isso vai ser direcionando pelo professor, cada aluno vai escolher os hospitais segundo as vagas disponíveis.O curso é meio período, não é período integral.

      Espero ter ajudado!!

      Até Breve.

    • Oi Maria Thereza, tudo bem?
      Em sua consulta você perguntou se sou evangélica.
      Fiz questão de te responder pessoalmente.
      Sou sim evangélica e me congrego na Igreja Metodista Wesleyana de Solano em Buenos Aires.
      Se você realmente estiver interessada em vir estudar na Argentina e optar por estudar na Universidade Nacional de Rosário, posso te indicar algumas igrejas para que você possa visitar e decidir-se por uma que você se sinta bem. :)
      Caso deseje dar início ao intercâmbio é só solicitar seu FORMULÁRIO DE PRE-INSCRIPCIÓN e te enviamos em seguida (via e-mail).
      Até mais!!!

  18. Sonia Aparecida Carretero

    Olá. gostaria de saber qto tempo para começar os trâmites dos documentos para minha filha entrar na UBA em março/2016.?Obrigada
    Sonia

    • Olá Sonia

      bom dia tudo bem?
      Já estamos matriculando, iniciamos os tramites pelo menos 6 meses antes.
      Estamos enviando mais informações ao teu e-mail.

      Obrigado pelo contato.

      Até Mais.

  19. Augusto ramos camargo

    Deixa eu ver se entendi, o cbc eh como uma materia normal, e ao passar nas materias eu estou “aprovado” a continuar as materias de medicina, caso eu nao passe nas matérias eu teria q cursalas novamente , é isso ?

    • Olá Augusto

      bom dia tudo bem?
      o cbc é o primeiro ano de todas as carreiras e tem matérias que são correlativas, Física e Introducción a la Biofísica (Es correlativa de MATEMÁTICA)
      Biología e Introducción a la Biología Celular (Es correlativa de QUÍMICA)você tem que aprovar um para poder fazer a outra.

      Até mais.

    • Olá Brendon

      boa tarde, tudo bem?
      estamos inscrevendo para ingresso em março de 2016.
      Para você saber mais sobre o cbc veja o nosso post

      Até Mais.

  20. Ola ! Gostei do post, porém tenho duvidas quanto a lígua, se existe a necessidade de falar o espanhol, para ingressar nas universidade Rosario, e em relaçao a emprego, sou enfermeiro, gostaria de saber se ha a possibilidade de exercer minha profissao na argentina durante o periodo que estarei estudando…

    • Olá Frankilin, é preciso saber sim o espanhol, em relação ao emprego é só correndo atras e conciliando o tempo de estudo com o serviço

  21. Oii, estou querendo fazer medicina na UNR, em Rosário, mas como ela é pública tenho receio, mas o que você acha, as pessoas que fazem o curso la passam na prova de revalida?
    Obrigado!

  22. bom dia, eu ingressando próximo semestre não será necessário o revalida por conta dessa lei do mercosul? mas essa lei já é algo certo mesmo que ira vigorar em todos os países que fazem parte inclusive no brasil? como eu entro em contato pra obter mais informações sobre o curso e custos?

  23. bom dia, eu ingressando agora não será necessário o revalida por conta dessa lei do mercosul? mas essa lei já é algo certo mesmo que ira vigorar em todos os países que fazem parte inclusive no brasil? como eu entro em contato pra obter mais informações sobre o curso e custos?

    • Olá, Amanda! Tudo bem?
      Enviaremos a lista de documentos pra você logo após a contratação do Pacote de Serviços de sua preferencia. Estaremos te ajudando passo a passo.
      Para responder as suas outras dúvidas, estarei enviando no seu e-mail o nosso Informativo Exclusivo.
      Obrigado pelo seu comentário!
      Estamos à sua disposição!

  24. JOSÉ NILSON CORDEIRO DE OLIVEIRA

    Meu filho está se preparando para prestar vestibular de medicina no final do ano de 2016 para ingresso em 2017. Também tenho essa possibilidade dele estudar na argentina. Gostaria de tirar algumas dúvidas.

    1- Existe no brasil algum curso preparatório para prestar o concurso do REVALIDA ?

    2- Vi sua apresentação sobre as principais universidades na argentina. Existe alguma universidade próxima da fronteira com o Brasil, de tal sorte que meu filho possa morar no Brasil ( santa catarina ou rio grande do sul) ?

    abs
    Dr. José Nilson Cordeiro

  25. Boa noite.
    Gostaria de um esclarecimento: após o curso de nivelamento já se iniciam as matérias do curso de Medicina, ou este curso de nivelamento é tb eliminatorio?
    Como proceder para ingressar nas universidades públicas?

  26. Nelida Cavalcanti de Andrade Lima

    ola , gostaria de realizar o revalida na Argentina . Sou médica formada ha 20 anos …pela UPE . Universidade de Pernambuco . tenho especialização e residência médica em Ginecologia e obstetrícia . Atuo em áreas como
    Pre natal de alto risco , tenho consultório onde tb faço a parte de reprodução humana . Tenho 2 vínculos por concurso público . Estou disposta a exercer minha boa Medicina em outro País . Gostaria de sua orientação quanto a prova do revalida .

  27. joedson soares

    gostaria de saber se com a saida do governo brasileiro atual , o revalida deixara de existir ou outros mecanismo de revalidar o diploma ?

  28. As faculdades que nao precisaram de revalida que possuem um nivel bom na argentina seria especificamente quais?
    Uba e a de Rosário? ??

    • Olá, Celio! Tudo bem?
      A UBA e a UNR estão entre as melhores Universidades, não só da Argentina, bem como de toda América Latina.
      Mas, falando especificamente do Revalida, ele será necessário para qualquer Universidade, sem exceção.
      Para mais informações, estarei envindo um e-mail com o nosso Informativo Exclusivo.
      Obrigado pelo seu comentário!
      Estamos à sua disposição!

  29. Olá, gostaria de saber a forma de ingresso na UBA, só começo a faculdade quando passar pelo CBC? esse CBC como funciona? tem reprovação ? Obrigado!

    • Olá, Victor! Tudo bem?
      A Universidade de Buenos Aires (UBA) é uma universidade pública, gratuita, livre e laica.
      O CBC é o primeiro ano da Carreira de Medicina.
      Para mais informações estarei enviando o nosso Informativo Exclusivo para seu e-mail.
      Obrigado pelo seu comentário!
      Estamos à sua disposição!

  30. Victor Valentim

    Olá, gostaria de saber a forma de ingresso da UBA, esse sistema de CBC reprova? só começa a faculdade quando passa por isso ? Obrigado!