Medicina na Argentina

ENSINO PBL X ENSINO TRADICIONAL

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje vamos falar um pouco sobre a diferença de dois métodos de ensino bastante utilizados nas universidades argentinas, que é o método tradicional e o método PBL. Nós sabemos que quando o brasileiro chega na Argentina para estudar Medicina, ele acaba encontrando algumas dificuldades, por isso estamos sempre passando o máximo de informações em nosso blog para que ele chegue com o máximo de informações possíveis.

ENSINO TRADICIONAL

Esse método é o que praticamente todos nós estamos acostumados desde o jardim de infância. O professor passa o conteúdo para o aluno e ensina. Nesse método o aluno é um agente passivo, recebe o conteúdo e depois é cobrado em provas e trabalhos, que medem o quanto ele absorveu do material apresentado. A vantagem deste método é que já estamos acostumados e então não vamos encontrar tantas dificuldades de adaptação na hora de começar os estudos no país vizinho. Pessoas tímidas ou que possuem dificuldade em fazer trabalhos em grupo costumam se dar melhor com esse método também, pois ele é mais individual. Ou seja, esse método não tem muito o que explicar, pois todos nós já conhecemos.

ENSINO PBL

PBL é a sigla que vem do termo em inglês Problem Based Learning, que traduzido para o português significa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
Nesse método os docentes expõem um caso de estudo para o universitário. Em seguida os estudantes , estabelecidos em grupos de trabalho identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem possíveis justificações e
soluções para o problema apresentado pelo professor. A ABP tem como base de inspiração os princípios da escola activa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos à sua futura profissão. Ou seja, o Ensino PBL, criado originalmente na Europa, é aquele que o professor da matéria não vai chegar e
explicar todo o conteúdo, pelo contrário, ele vai chegar, passar um caso para você pesquisar no que seja, internet, livros, até encontrar a solução, é um método, que aumenta a sua agilidade de percepção.

Para você entender melhor como funciona esse método, vamos te dar um exemplo. Em uma aula de anatomia do coração:

Esse método de ensino tem suas vantagens e desvantagens e vamos citar algumas abaixo.

Vantagens:
● Aumento do senso de responsabilidade dos alunos;
● Estímulo à pesquisa e raciocínio lógico;
● Trabalho em equipe;
● Troca de informações entre disciplinas distintas;
● Desde o início o aluno se vê em situações clínicas.

Desvantagens:
● Possível uso de fontes duvidosas de pesquisa;
● Menor cobrança por parte dos professores;
● Dificuldade de adaptação.

Agora que você sabe a diferença entre os dois métodos, fica mais fácil saber qual universidade escolher e já ir preparado caso seja alguma faculdade com o método PBL. A UBA, Barceló e a UAI são algumas das instituições que ainda trabalham com o método tradicional de ensino, e a Universidad de Rosário, Maimonides e Córdoba são algumas das que utilizam o PBL.

Vale lembrar também que muitas universidades, mesmo utilizando o ensino tradicional, acabam utilizando o método PBL na hora de aplicar seminários, trabalhos e exercícios de fixação de matéria. Isso é muito comum, seja na Argentina
ou em qualquer lugar do mundo. Você mesmo que está lendo esse artigo deve ter alguma recordação de ter aprendido algo com o método PBL na escola, mesmo sem saber na época.

Agora cabe a você decidir qual o melhor método a ser escolhido, levando sempre em consideração seus pontos fracos e fortes, dificuldades e se você consegue se adaptar rapidamente com um método de ensino bem diferente do aplicado em grande parte do Brasil. E depois desse artigo, que tal você aprender um pouco mais sobre como estudar medicina na Argentina? nós temos um artigo super interessante falando um pouco mais sobre o assunto, basta clicar AQUI, que você será redirecionado para o post.

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