Estudar Medicina na Argentina durante a pandemia do COVID-19 (Coronavírus)

Estudar Medicina na Argentina durante a pandemia do COVID-19 (Coronavírus)

Tempo de leitura: 4 minutos

Estudar Medicina na Argentina durante a pandemia do COVID-19 (Coronavírus)

Talvez você tenha iniciado seu intercâmbio com Argentina no início do ano, antes da pandemia,  ou estava em seus planos começar estudar medicina na Argentina no segundo semestre de 2020, e existem aqueles que estão se planejando para estudar medicina na Argentina em 2021.

E agora? Como é que fica a questão educacional no País?

Nestes últimos meses começamos a viver algo que não pensávamos que poderia estar na nossa rota em 2020. Devido a pandemia apresentada ao mundo, o coronavírus também chegou na Argentina, colocando-nos várias restrições. O Presidente Argentino Alberto Fernández desde o dia 19 de março de 2020 decretou uma quarentena total ao país, para conter a curva de contágios, fazendo com que a Argentina prevenisse os contágios do COVID-19 e não saturasse o sistema de saúde no país.

Como funcionarão as faculdades na Argentina durante o isolamento social?

Com a quarentena total as instituições de ensino do país tiveram as aulas presenciais encerradas sem previsão concreta de regresso. As faculdades tiveram que se habilitar ao ensino à distância e/ou mudar o seu calendário acadêmico.

Poderei fazer faculdade de medicina na Universidad de Buenos Aires (UBA) em 2020?

O primeiro ano de todas as carreiras na UBA é através do Ciclo Básico Común – CBC, se você não sabe como funciona, veja esse artigo!  

A UBA é uma destas instituições que já possuía um Sistema de Ensino à Distância que é o UBAXXI, a versão online do CBC, com isso a faculdade somente alinhou algumas coisas para melhorar o processo socioeducativo.

O que mudou no UBAXXI durante o isolamento social?

Como o sistema de aulas já eram online, a única mudança foi no sistema de provas. Para aprovar uma matéria se realizava 2 (duas) provas presenciais e dependendo do seu promédio você: reprova, faz exame final ou aprova a matéria diretamente.

O que mudou então?

As provas passaram a ser realizadas de forma online. No período da cursada terão duas provas formativas, alcançando um total de 40 pontos em cada uma, é habilitado para fazer as provas finais que serão presenciais, assim que, o governo liberar as aulas presenciais.

O que mudou no CBC durante o isolamento social?

Já para o CBC que possuía as aulas presenciais, a faculdade criou salas virtuais, onde o aluno pode acceder a todo material da matéria. Nesta plataforma o aluno terá contato com o professor da matéria através de encontro no Zoom, e as aulas continuam sendo online e em pleno funcionamento. 

Entenda: Qual a diferença entre o CBC e UBAXXI?

Como funcionará o 2º semestre do CBC e UBAXXI?

A forma pedagógica para o segundo quadrimestre tanto para o UBAXXI quanto para o CBC a faculdade ainda não liberou nenhuma informação como procederá, se vai continuar a mesma metodologia ou vai mudar/acrescentar algo. 

Para o CBC presencial, a faculdade reorganizou o calendário, colocando o início do processo educativo para 1º de junho, e o desenvolvimento do segundo quadrimestre em setembro, em vez de agosto, como era de costume, ficando da seguinte forma: 

As matrículas para cursar o 2º semestre serão através do TAD (Trâmite à Distância), ao finalizar a quarentena os alunos deverão apresentar os documentos escolares pessoalmente, os mesmo deverão estar devidamente legalizados e já convalidados.

Recomendamos essa matrícula apenas para os estudantes que já estão na Argentina!

E agora? Como será fazer medicina na Argentina em 2021?

A projeção para 2021 é que o funcionamento das Universidades já estejam normalizadas. O mais importante e prudente é que comece a organização do intercâmbio o mais rápido possível, pois a maioria dos órgãos públicos da Argentina estão fechados e, assim que liberarem o funcionamento, daremos prioridade no quesito legalizações e convalidações de documentos para aqueles que estão adiantando o processo.

As informações estão sempre se atualizando de acordo com as normas estabelecidas pelo governo nacional, por tanto, estaremos atualizando a todos trazendo informações recentes.

Esperamos ter te ajudado com esse post!

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments