UBAXXI e CBC: Quais as diferenças e qual o melhor método para os brasileiros?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

UBAXXI ou CBC? Quais as diferenças e qual o melhor método para o brasileiro?

É a dúvida de todas as pessoas que pretendem iniciar sua carreira universitária na Universidade de Buenos Aires – UBA

Uma das primeiras coisas que você precisa entender é que na Universidade de Buenos Aires (UBA) os cursos universitários são divididos em ciclos.

O primeiro ano acadêmico da UBA se chama Ciclo Básico Comum (CBC) e somente para a Faculdade de Ciências Econômicas é que muda o nome para Ciclo General, podendo fazer de três a seis matérias por quadrimestre.

Este ciclo pode se fazer de duas formas: presencial e semipresencial com matérias que darão ao universitário uma estrutura para o conhecimento acadêmico e que vai o beneficiar nos próximos ciclos.

 UBAXXI OU CBC: Entendendo os formatos…

1) Formato presencial: O CBC funciona da seguinte forma:

Estudiantes-CBC-UBA (2)
Estudantes-CBC-UBA

Se você ainda não sabe o que é o CBC – Ciclo Básico Comum, recomendamos que você assista o video e leia o post: O que é o CBC

O acadêmico tem aula cinco vezes por semana com professores ensinando as matérias que foram assignadas pela Universidade para cada um, em uma sede e horário.

Este acadêmico já começa com toda euforia e disciplina organizada e pré-determinada pela própria faculdade

A sua rotina não pode ser mudada, tem que ser cumprida e exercida com esmero para um bom desempenho. Não tem um campus virtual como tem o UBAXXI e praticamente todos os professores tem a sua lista de chamada, podendo o acadêmico perder a matéria por faltas.

No CBC, o acadêmico pode fazer um recuperatório se por acaso sua nota não foi superior a quatro; estes exames complementares do CBC entrou em vigência deste o dia 2 de maio de 2013, através da Resolução nº 601/2013.

2) Formato semipresencial: se chama UBAXXI, neste formato ocorre da seguinte forma:

estudantes do UBAXXI
estudantes do UBAXXI

Quer entender melhor o que é o UBAXXI? Veja nosso post: UBAXXI

O estudante escolhe as matérias que deseja cursar , grande parte do conteúdo das matérias (geralmente não todo) está no campus virtual, e muitos pensam que por isso não tem aulas, e é nisto que ocorre o maior equívoco, sendo que tendo um campus virtual não quer dizer que não haja presença de aula.

A diferença do CBC e UBAXXI é que no CBC as aulas como citada acima tem lista de chamadas, já no UBAXXI não tem a lista de chamadas, sendo optativo a sua presença.

Assim que a plataforma é liberada o universitário recebe o cronograma de aulas da faculdade, tendo assim, acesso a todas as aulas, horários e professores da sede do UBAXXI.

O acadêmico não tem um horário e um dia fixo de aulas como no CBC, podendo repetir as aulas durante toda a semana. Por exemplo, o acadêmico foi na aula de IPC (introdução ao Pensamento Científico) e tiveram dificuldades de assimilação, este poderá repetir a mesma aula em outro dia, horário e professor durante a semana.

Nos seus vinte e cinco anos de atividade, milhões de estudantes já se inscreveram no UBAXXI pela sua praticidade, sua flexibilidade de horários, menos complexidade nas provas.

O UBAXXI desenvolve materiais e recursos que enriquecem a organização dos estudos das matérias e promovem a autonomia dos seus alunos e aproximação da atualidade no seu entorno virtual.

No UBAXXI o estudante no seu campus virtual, tem acesso a rádio da faculdade FM87.9, a resumos, atividades, testes de cada unidade ensinada, informações sobre as aulas, notas e um chat onde se pode interagir com seus colegas e professores. Além de toda esta plataforma digital, o programa oferece para os seus discentes módulos e textos impressos, guias de estudos e cadernos de atividades publicados pelo EUDEBA.

QUAL O MELHOR MÉTODO PARA MIM?

Os dois métodos, dependerá do seu perfil e do seu conhecimento da lingua. Nenhum dos dois é fácil!

Por exemplo, o UBAXXI tem uma flexibilidade e autonomia, porém, vem junto o desafio de organização e estudo autodidata. Já no CBC o estudante se sente na obrigação de está nas aulas, principalmente porque os livros são mais grossos que os do UBAXXI.

O UBAXXI não te cobra o espanhol na ponta da língua de imediato, já no CBC, por está sempre em contato com o professor na sala de aula, necessita de uma compreensão melhor, contando que as provas são sempre abertas, obrigando o acadêmico a dissertar muito bem.

Igualmente, a maioria dos brasileiros costumam iniciar sempre pelo UBAXXI o indice de aprovação para estrangeiros é bem mais alto.

O que o estudante tem que ter em mente, é que ele está começando a frequentar uma faculdade, que por sinal é uma das melhores da América Latina. Os professores não vão dar nada “de mão beijada”, a UBA quer que todos os universitários tenham o senso crítico e de um grande pensador, pois, é dela, que saíram os melhores profissionais.

Visite também:

Site oficial do UBAXXI

Site Oficial do CBC

GOSTOU? ENTÃO DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUA DÚVIDA!

4
Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Maria Aroca
Visitante
Maria Aroca

Olá, sou brasileira com um pai argentino, quero ingressar na UBA ano que vem, mas não tenho noção de como fazer minha inscrição ou da documentação necessária para o processo. Será que você poderia me ajudar?

Flez Intercâmbios
Editor

Olá Maria, tudo bem?
Para ingressar, acesse o nosso site https://seminario.flezintercambios.com.br/matriculas-abertas, selecione um pacote que mais te agradar, e faça sua inscrição.
Em caso de mais dúvidas, fale com um de nossos consultores; eles irão te auxiliar da melhor maneira. Um abraço!

Myrna LÉA Gerevini Pereira
Visitante
Myrna LÉA Gerevini Pereira

A UBA aceita disciplinas no curso de medicina de outras graduações na área de saúde realizadas no Brasil?

Flez Intercâmbios
Editor

Olá Myrna, tudo bem?
Sobre a sua dúvida; infelizmente a universidade de Buenos Aires não faz aproveitamento de matérias. Para mais dúvidas, é so acessar ao link https://flezintercambios.com.br/ e falar com um de nossos consultores. Teremos o prazer em te ajudar a realizar seu sonho. Um abraço!